Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

Caçadores mataram mais de 600 rinocerontes na África do Sul em 2012



Caçadores mataram mais de 600 



rinocerontes na África do Sul em 2012



Dado recorde é do Ministério do Meio Ambiente do país.
Demanda por chifre do animal é grande no mercado asiático.

Da Reuters

Caça ilegal de rinocerontes tem crescido na África do Sul (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)Caça ilegal de rinocerontes tem crescido na África do Sul (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)
Os maiores animais da África foram caçados em números recordes em 2012, com a crescente demanda por chifre e marfim da Ásia impulsionando o abate de rinocerontes e elefantes.
Até meados de dezembro, os caçadores mataram 633 rinocerontes na África do Sul, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
O número marca um novo recorde anual no país que abriga a maioria dos rinocerontes do continente, e um forte aumento em relação ao recorde anterior de 448 mortes no ano passado e os poucos abates registrados há uma década.
Em outros lugares da África, o abate de elefantes continuou inabalável, com assassinatos em massa relatados nos Camarões e na República Democrática do Congo.
De acordo com o grupo de conservação Traffic, que monitora o comércio mundial de animais e plantas, a quantidade de marfim extraído deve cair em relação a 2011. Mas a tendência permanece sombria.
"Parece que 2012 é outro ano abundante para o comércio de marfim ilegal embora seja pouco provável que supere 2011", disse Tom Milliken, que gerencia o tráfego do elefante de Sistema de Informação de Comércio.
Em 2011, cerca de 40 toneladas de marfim ilegal foi extraído em todo o mundo, representando milhares de elefantes mortos. Até agora, este ano, cerca de 28 toneladas já teriam sido extraídas, mas o número deverá subir à medida que surgem mais dados.
"Os últimos quatro anos, desde 2009, são quatro dos nossos cinco anos de maior volume de comércio ilegal de marfim", disse Milliken.
A demanda por marfim como item ornamental está crescendo rapidamente na Ásia, em conjunto com a crescente influência e investimento da China na África, que abriu mais as portas para o comércio ilegal de elefantes e outros animais.
Rinoceronte que vive no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Ao menos 588 deles foram mortos neste ano (Foto: Divulgação/Universidade de Virgínia)Rinoceronte que vive no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Ao menos 588 deles foram mortos neste ano (Foto: Divulgação/Universidade de Virgínia)
O chifre de rinoceronte tem sido usado há séculos na medicina chinesa. Ele é moído em pó para tratar uma série de doenças, incluindo reumatismo, gota e até possessão por demônios.
O contrabando de marfim também tem sido associado a conflitos, e na semana passada o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu uma investigação sobre o suposto envolvimento no comércio do Exército de Resistência do Senhor (LRA), em Uganda.
Liderado pelo senhor da guerra Joseph Kony, que está sendo caçado por uma força militar apoiada pela União Africana e pelos Estados Unidos, o LRA é acusado de aterrorizar o norte do país há mais de 20 anos com rapto de crianças para usar como combatentes e escravas sexuais.
"Os assassinatos ilegais de grande número de elefantes por causa do seu marfim estão cada vez mais envolvendo o crime organizado e, em alguns casos, milícias rebeldes bem armadas", afirmou a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Silvestres (Cites), em um comunicado esta semana.
No caso do chifre de rinoceronte, a demanda tem sido crescente no Vietnã, onde uma nova classe afluente está adquirindo para o tratamento de doenças que vão desde a ressaca ao câncer.
A maioria das mortes de rinocerontes acontece no Parque Nacional Kruger da África do Sul.
Para ler mais notícias do Globo Natureza, clique em g1.globo.com/natureza. Siga também o Globo Natureza no Twitter.

Fonter:g1.globo.com/natureza

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

=AME TODOS OS ANIMAIS=


AME TODOS OS ANIMAIS


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

=NATUREZA+=FELIZ NATAL=

=FELIZ NATAL=



sábado, 22 de dezembro de 2012

Ranking dos municipios verdes do estado e São Paulo


Botucatu lidera ranking de municípios verdes

Levantamento avalia o engajamento das cidades em áreas como esgoto, arborização e poluição


19 de dezembro de 2012 | 9h 33

Giovana Girardi
SÃO PAULO - O governo de São Paulo divulgou ontem, pelo quarto ano consecutivo, o ranking ambiental dos municípios paulistas. O levantamento, que depende de adesão voluntária das prefeituras, avalia o engajamento das cidades no ano que passou em áreas como tratamento de esgoto, lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, poluição do ar e estrutura ambiental, entre outras.

Neste ano, dos 645 municípios do Estado, 371 enviaram as informações. Botucatu foi a primeira colocada, com nota 97,26. De acordo com Mauro Haddad, coordenador do Programa Município Verde Azul, que faz a avaliação, foi considerado o desempenho das cidades em torno de dez diretivas, num total de 76 ações. As informações são passadas pelas próprias prefeituras, mas depois a Secretaria de Meio Ambiente comprova os dados por amostragem de municípios, com visitação in loco.
Ele afirma que, apesar de a participação dos municípios ser voluntária, desde que o programa foi criado, em 2007, já foi possível elaborar uma série histórica de algumas dessas informações, o que permite fazer comparações. Em 2007, por exemplo, 45% dos municípios tratavam seu esgoto. Em 2012 já eram 55%. A meta do governo é chegar a 2020 com 100%.
Também houve melhora em áreas como a estrutura ambiental. "Quando começou, só 182 municípios tinham uma secretaria ou algum órgão voltado especificamente para os assuntos ambientais. Neste ano chegaram a 567, o que mostra que o assunto está ganhando atenção", diz.
A ideia de criar o programa foi incentivar os municípios a lidar com os problemas ambientais. Os que tiram nota maior que 80 recebem um certificado. o que confere prioridade na captação de recursos. Os 50 mais bem colocados recebem também equipamentos.
Ranking Ambiental

São julgadas áreas como esgoto, lixo e arborização
1 . Botucatu
Nota: 97,26
2. Sorocaba
Nota: 97,21
3. Araraquara
Nota: 95,51
4. Fernandópolis
Nota: 95,13
5. Santa Fé do Sul
Nota: 94,19
6. Taquarituba
Nota: 94,01
7. Angatuba
Nota: 93,85
8. Cajobi
Nota: 93,59
9. Quadra
Nota: 93,58
10. São José do Rio Preto
Nota: 93,57
Fonte:Estadão.com.br

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

=Video polemico sobre a natureza animal=



  ‎=Bom dia amigos=

=Video polemico sobre a natureza animal=

=Gostaria de saber a opinião dos amigos=


http://youtu.be/j9DOxH5RyWQ

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

 A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

  


    A RENOVAÇÃO DA ÁGUIA

A águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver a 70 anos.
Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão.
Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar.
Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.

__________________________________________________________
Em nossa vida, muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, e outras tradições que nos causam dor.
Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.
Todos os dias há um novo recomeço, temos uma nova chance de viver um novo dia e fazer o que não pudemos ou quisemos fazer ontem.Recolher esta postagemFonte:www.circule.me/LadoHumano

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Austrália- Ball's Pyramid a pedra no mar mais alta do mundo


Austrália- Ball's Pyramid é a pedra no mar mais alta do mundo.


 Foto: Austrália- Ball's Pyramid é a pedra no mar mais alta do mundo. Tem formato de pirâmide e impressiona: o topo alcança 562 metros de altura. A ilha foi formada por processos geomorfológicos, como tempo, vento e água.
 
LUGARES=
Austrália- Ball's Pyramid é a pedra no mar mais alta do mundo. Tem formato de pirâmide e impressiona: o topo alcança 562 metros de altura. A ilha foi formada por processos geomorfológicos, como tempo, vento e água.
 
Fonte:
 Luxo Du Jour.


As gigantescas árvores Sequoia.

O Sequoia National Park pode ser definido como um santuário.
Este parque situado no centro da California guarda os maiores e mais antigos seres vivos do planeta terra, as gigantescas árvores Sequoia
as gigantescas árvores Sequoia.

Fonte:luxo dujour

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

=Se puder salve o planeta=jotaefe gon=

Se puder salve o planeta


Se puder
Vá andando
Vá de bicicleta

Se puder
Não desperdice agua
Não desmate
Não polua

Se puder
Pense na família
Nos amigos
No próximo

Se puder
Salve o  futuro
A natureza
A vida

Se puder
Salve
O planeta

jotaefe gon 12/12/2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

natureza+ : imagem folheados

natureza+ : imagem folheados: Imagem Folheados

Um mundo livre e aberto depende de uma Internet livre e aberta.

http://goo.gl/4FeGJ

 
="Liberdade abre tuas asas sobre nós"=
Um mundo livre e aberto depende de uma Web livre e aberta »
Um mundo livre e aberto depende de uma Internet livre e aberta. Os governos por si sós não podem determinar o futuro da Internet. Os bilhões de pessoas que usam a Internet em todo o mundo devem ser in...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Conservação da natureza brasileira

O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo

Conservação da natureza brasileira

 / ©: WWF-Brasil / Zig Koch

Fonte: © WWF-Brasil / Zig Koch
O Brasil possui uma das biodiversidades mais ricas do mundo, as maiores reservas de água doce do planeta e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

10 AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

ARTIGO: 10 AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
10 SIMPLES AÇÕES PARA AJUDAR O PLANETA
(Extraído de folder informativo e complemtado por Enfª Patrícia Trasmontano)



Amar a natureza e contribuir positivamente para o planeta Terra, depende de todos nós! Há muitas ações que podem ser realizadas, como: defender a causa dos animais em extinção, contribuir na redução da miséria e da fome no mundo, compartilhar o amor, ser mais altruísta em relação ao seu próximo, cuidar do meio ambiente, racionalizar o consumo de matérias-primas extraídas da natureza, criar e desenvolver tecnologias que não agridam o meio ambiente... E muito mais. Porém, seguem abaixo algumas dicas de preservação da natureza, afim de que você se sinta mais incentivado de se unir a essa corrente!!! Boa leitura e Prática!!!
  1. Mude a lâmpada: Substituir a lâmpada "quente", por uma lâmpada fluorescente (fria). Poupa aproximadamente 68 kg de carbono por ano;
  2. Dirija menos o carro: Caminhe, ande de bicicleta, compartilhe o carro (caronas) ou use os transportes públicos com mais frequência. Poupará aproximadamente a,5 kg de dióxido de carbono por cada 1,5 km que não conduzir;
  3. Recicle mais: Pode poupar 1000 Kg de dióxido de carbono por ano, reciclando apenas metade do seu desperdício caseiro;
  4. Verifique os pneus do automóvel: Pois mantendo eles devidamente calibrados, pode melhorar o consumo de combustível em mais de 3%. Cada 4 litros de combustível poupado retiram 9 kg de dióxido de carbono da atmosfera;
  5. Use menos a água quente: Aquecer a água consome muita energia. Use menos água quente, instalando um chuveiro de baixa pressão, o que poupará 160 kg de CO2 por ano, e lavar a roupa em água fria ou morna poupa 230 kg de CO2 por ano;
  6. Evite produtos com muita embalagem: Pode poupar até 545 kg de dióxido de carbono se reduzir o lixo em 10%;
  7. Ajuste o termostato: Apenas 2 graus para baixo no inverno e 2 graus para cima no verão, pode poupar cerca de 900 kg de dióxido de carbono durante a sua vida;
  8. Recicle o lixo: Cada família que adere ao programa de coleta seletiva, reduz em cerca de 1 tonelada por ano a emissão de dióxido de carbono na atmosfera;
  9. Recicle seu telefone celular: Até 80% dos componentes desses aparelhos poder ser reaproveitados. Algumas operadoras de celulares recolhem aparelhos, baterias e acessórios usados de quaisquer marcas;
  10. Plante árvores: Uma única árvore absorve 1 tonelada de dióxido de carbono durante a sua vida.
Façamos a nossa parte, por uma mundo
mais sustentável e saudável de viver!!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

domingo, 25 de novembro de 2012

Atmosfera, clima e tempo

Atmosfera, clima e tempo

Lightnings sequence 2 animation.gif

Atmosfera, clima e tempo

Top of Atmosphere.jpg
Lightnings sequence 2 animation.gif
A atmosfera da Terra serve como um fator principal para sustentar o ecossistema planetário. A fina camada de gases que envolve a Terra é mantida no lugar pela gravidade do planeta. O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como odióxido de carbono. Os gases restantes são geralmente referenciados como "trace gases",[12] entre os quais se encontram os gases do efeito estufa como o vapor d'água, dióxido de carbono, metanoóxido nitroso e ozônio. O ar filtrado inclui pequenas quantidades de muitos outroscompostos químicos. O ar também contém uma quantidade variável de vapor d'água e suspensões de gotas de água e cristais de gelo vistos comonuvens. Muitas substâncias naturais podem estar presentes em quantidades mínimas em amostras de ar não filtrado, incluindo poeirapólen eesporosmaresiacinzas vulcânicas e meteoroide. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, como cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúormercúrio na forma elementar, e compostos de enxofre como o dióxido de enxofre [SO²].
camada de ozônio da atmosfera terrestre possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície. A atmosfera também retém calor durante a noite, assim reduzindo os extremos de temperatura durante o dia.

[editar]Camadas atmosféricas

Principais camadas
A atmosfera terrestre pode ser dividida em cinco camadas principais. Essas camadas são determinadas principalmente pelo aumento ou redução da temperatura de acordo com a altura. Da mais alta a mais baixa, essas camadas são:
Outras camadas

[editar]

Fonte:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

sábado, 24 de novembro de 2012

Emissões globais de CO2 batem novo recorde em 2011


AMBIENTE
Irmo Celso


NÃO PARA DE SUBIR

Emissões globais de CO2 batem novo recorde em 2011

Pesquisa alemã revela que 34 bilhões de toneladas de CO2 foram liberadas no mundo em 2011. O número é 2,5% maior do que o último recorde de emissões, registrado no início dessa década. China e EUA seguem disparados como maiores poluidores, enquanto Brasil aparece em 12º lugar

-  A  A  +

As emissões globais de dióxido de carbono bateram um novo recorde em 2011. Pelo menos é o que aponta nova pesquisa realizada pelo Instituto de Energia Renovável da Alemanha (IWR). De acordo com o estudo, no ano passado, o mundo liberou 34 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, quantidade 2,5% superior ao último recorde de emissões do planeta, registrado em 2010.

E mais: se a atual tendência de aumento for mantida, aliberação de CO2 na atmosfera irá ter um acréscimo de mais 20% até 2020, aponta o levantamento. Isso representa uma emissão anual de mais de 40 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no ar.

China e Estados Unidos, que já são famosos por serem os maiores poluidores do planeta, "seguem empenhados" para não perder o título. Na pesquisa do IWR eles aparecem, disparados, como os países que mais emitiram em 2011. A nação oriental foi responsável por 8,87 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera no ano passado, ocupando a primeira posição do ranking, enquanto a "terra do Tio Sam" aparece com 6,02 bilhões de toneladas.

O terceiro lugar ficou com a Índia, que emitiu 1,78 bilhão de tonelada em 2011 - ou seja, menos de um terço do que o segundo colocado, EUA, emitiu. Já o Brasil ocupou a 12ª posição do ranking, responsável pela liberação de 488 milhões de toneladas de dióxido de carbono no ano passado - mais do que México (464 milhões), Indonésia (453 milhões) e África do Sul (452 milhões).
 



sexta-feira, 23 de novembro de 2012

imagem folheados

Imagem Folheados


Energia Renovável: A energia Solar no Brasil e em sua casa



Energia Renovável: A energia Solar no Brasil e em sua casa

12 ago 2011 - Por Vanessa Mendes Argenta em Casa Verde, Energia


As matrizes energéticas mais comumente usadas no mundo desde a Revolução Industrial são o petróleo e o carvão, somando-se a eles, nas últimas décadas, as usinas nucleares. Deles extraímos combustíveis, energia elétrica e matéria-prima para os mais diversos produtos. No entanto, para construirmos um mundo melhor, mais sustentável, devemos cada vez mais pesquisar e utilizar fontes alternativas de energia. Mas quais seriam essas fontes? Basicamente as que nossos antepassados há séculos utilizavam: a água, os ventos e o sol.
No Brasil tem-se implantado com sucesso as usinas hidrelétricas, que utilizam um recurso natural farto no nosso território: a água dos rios. Essas usinas, no entanto, tem um significativo impacto ambiental, principalmente em virtude dos alagamentos de grandes áreas, vide Itaipu e Belo Monte, tão em discussão nos últimos meses. Os “parques eólicos”, com menor impacto ambiental mas também menor produção de energia, estão sendo implantados com sucesso no país, tendo como expoentes os instalados nas regiões de Osório/RS, Praia Formosa/CE e Palmas/PR.
A energia solar ainda é subutilizada, principalmente no Brasil, um dos países com maiores níveis de radiação solar no mundo. É uma energia praticamente inesgotável, disponível diariamente, que requer pouca manutenção e que não polui nem causa impactos ambientais significativos. Essa energia do sol pode ser aproveitada de forma passiva (utilizando materiais escuros para absorver o calor, por exemplo) ou de forma ativa, transformando em energia térmica ou elétrica. Há basicamente dois dispositivos de captação de energia solar que podem ser utilizados nos projetos arquitetônicos: os aquecedores solares e os painéis fotovoltaicos.

Os aquecedores solares já tem certa utilização no Brasil, principalmente em residências. É uma solução relativamente barata e que “se paga” em cerca de 5 anos de utilização. Consiste em placas coletoras que funcionam assim: a água fria passa pelos canos que estão dentro dos coletores; esses canos e o fundo são feitos de materiais escuros e absorventes, que retem o calor proveniente do sol. O vidro que cobre o dispositivo auxilia no aquecimento dos componentes, fazendo com que a água esquente sem necessidade de uso da energia elétrica. Isso gera uma economia de até 80% na conta da luz no final do mês! Esse coletores podem até ser fabricados de materiais recicláveis, como garrafas pet, caixas de leite longa vida e canos que sobram das construções.
Já os painéis fotovoltaicos são dispositivos muito mais complexos, que requerem tecnologia de ponta na sua produção, sendo ainda materiais caros e de grande impacto ambiental na sua fabricação. Essas células fotovoltaicas, como também são chamadas, convertem a energia solar diretamente em energia elétrica, podendo esta ser usada para qualquer fim dentro da residência ou edifício. Geralmente são instalados no topo dos edifícios, como no telhado da Casa Eficiente, em Florianópolis/SC.
Arquitetonicamente tem surgido soluções mais interessantes com esses painéis, utilizando-os como fechamento dos edifícios, substituindo as peles de vidro. Um belo exemplo é o Solar Ark, localizado em Gifu/Japão: esse edifício gera por ano cerca de 530.000 kW, equivalente a 128.610 litros de petróleo.
Por enquanto essas soluções são timidamente usadas no Brasil, que é um país muito rico em energias renováveis, com centenas de estudos sobre o tema, mas que infelizmente não progride na vocação por falta de vontade política.

VER TODOS artigos sobre ECONOMIA DE ENERGIA

Sobre Vanessa Mendes Argenta ( @vanmagenta )

Vanessa Mendes Argenta