Onu divulga previsões sombrias sobre o
clima do planeta
Relatório conclui que mudanças climáticas provocadas pelo homem já causam impacto em todo o planeta e problemas vão piorar muito até 2100.
As Nações Unidas divulgaram um novo estudo sobre as mudanças climáticas que atingem o planeta. E é um dos mais sombrios produzidos até hoje.
Mudanças climáticas provocadas pelo homem já causam impacto em todo o planeta e os problemas vão piorar muito até 2100. Essa é a conclusão de um relatório elaborado por mais de 700 cientistas de 100 países.
"Ninguém vai ser poupado", disse o presidente do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC) da ONU.
As estiagens devem afetar a produção de alimentos, aumentando a fome em vários países.
A consequência será uma onda de imigração que poderá trazer tensões políticas. As ondas de calor e as chuvas intensas devem aumentar. E o derretimento do gelo, principalmente no Polo Norte, vai elevar ainda mais o nível dos oceanos, o que já ameaça comunidades costeiras.
No Brasil, diz o pesquisador José Marengo, um dos autores do relatório, uma das áreas mais vulneráveis é o Nordeste: em 86 anos a quantidade de chuvas deve diminuir em 22%. “Se nada for feito nos próximos 20, 30 anos, depois disso a temperatura pode ter aumentado muito. E aí não terá adaptação que salve. Não vai ser o fim do mundo, mas pode ser toda uma mudança no estilo de vida, na distribuição da renda. Podem ter problemas sociais graves no futuro”, afirma Jose Marengo.
De acordo com o relatório da Onu, os governos precisam adotar urgentemente medidas para reduzir as emissões dos gases que agravam o efeito estufa, como o dióxido de carbono, resultado da queima de combustíveis fósseis.
O secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou que o custo de ficar parado agora seria catastrófico. Resta saber se os líderes mundiais que vão se reunir na Onu em setembro vão conseguir superar as desavenças e chegar a um acordo climático.