Araçoiaba da Serra ganha Centro de Conservação de Fauna do zoo de SP
Recintos foram preparados para aproximar animais e estimular procriação.
Objetivo é evitar a extinção das espécies brasileiras ameaçadas.
O município de Araçoiaba da Serra (SP) recebeu nesta semana um importante espaço para a procriação de animais silvestres: o Centro de Conservação de Fauna (Cecfau). A unidade, que custou R$ 5,5 milhões, faz parte do zoológico de São Paulo e tem como objetivo conservar as espécies ameaçadas de extinção.
No local, foram montados vários recintos, cada um de acordo com o habitat que o animal está acostumado. As araras-azuis, por exemplo, ganharam um espaço com galhos e uma parede de barro. “É uma nova unidade para trabalhar exclusivamente com conservação de algumas espécies ameaçadas ou endêmicas”, explica a bióloga, Laura Garcia Vieria.
saiba mais
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, quanto mais à vontade eles estão, mais fácil é a procriação. "Esse trabalho foi feito em outros zoológicos no mundo. Isso possibilitou a conservação, por exemplo, arara-azul-de-lear que está aqui no zoológico e também possibilita que nós continuemos esse programa que já foi iniciado em outros países”, enaltece, Patrícia Iglécias, secretária Estadual de Meio Ambiente.
Além das araras-azuis, há ainda no local os micos-leões-dourados, micos-leões-de-cara-dourada, micos-leões-pretos e tamanduás-bandeiras. Segundo a secretária de Meio Ambiente, o objetivo é expandir e trabalhar com mais espécies. Em meio aos recintos dos animais, foi instalado também um centro de pesquisas genéticas para contribuir com a conservação da fauna.