Pressão por locais para cultivar uva
ameaça biodiversidade, diz estudo
Mudança climática pode dificultar produção de uvas e vinhos no planeta.
Exploração de novas áreas para vinhedos pode prejudicar biodiversidade.
Comente agora
saiba mais
Alterações no cultivo de uva e na produção de vinhos decorrentes da mudança climática podem impactar gravemente a biodiversidade, à medida que produtores buscarem terras em locais mais elevados para seus vinhedos.
As informações são de um artigo publicado nesta segunda-feira (8) pela revista “PNAS”, da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Uma equipe internacional de cientistas indicou que serão necessários esforços de adaptação agrícola e conservação para resistir aos efeitos indiretos do aquecimento global.
Para avaliar os impactos ecológicos destas mudanças, a equipe liderada por Lee Hannah, do grupo Conservation International em Arlington, no estado da Virgínia, examinou a forma como as mudanças climáticas projetadas afetarão a produção de uva para vinho.
Esta é uma indústria muito sensível às variações climáticas e se concentra em áreas de biodiversidade muito específicas, em torno do Mar Mediterrâneo e em regiões temperadas da América do Norte e da América do Sul.
"Espera-se que a mudança climática tenha impacto direto nos ecossistemas, por exemplo mediante variações nos controles climáticos das regiões onde se estendem as espécies, indiretamente com mudanças no uso humano da terra que podem resultar em perdas de habitat", diz o artigo.
"A produção de uva proporciona um bom método para medir os impactos indiretos mediados por mudanças nas práticas agrícolas, porque a viticultura se concentra em regiões climáticas que são lugares muito importantes de biodiversidade em todo o planeta", acrescenta o estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
=Comente as postagens de sua opinião e sua sugestão=