Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

=Pantanal é esperança para futuro do planeta, dizem cientistas=

Pantanal é esperança para futuro do planeta, dizem cientistas – The Epoch Times em Português 

Pantanal é esperança para futuro do planeta, dizem cientistas

Sua vegetação protege a Terra do aquecimento global, fenômeno que já está fora de controle
Bert Drake, do Centro de Pesquisa Ambiental Smithsonian , segura uma Spartina, planta que possui gordura que absorve mais o dióxido de carbono (CO2) do que o esperado. (Smithsonian Environmental Research Center)
Bert Drake, do Centro de Pesquisa Ambiental Smithsonian, segura uma Spartina, planta que possui um tipo de gordura que absorve mais o dióxido de carbono (CO2) do que o esperado. (Smithsonian Environmental Research Center)
Um estudo conduzido durante 19 anos pelo Centro de Investigação Ambiental Smithsonian sobre a vegetação do pantanal e o dióxido de carbono (CO2) oferece uma nova esperança para a salvação do planeta.
Quando os níveis de CO2 aumentam, a vegetação dos pantanais absorve muito mais carbono do que quando os níveis estão baixos, de acordo com um estudo publicado na revista Global Change Biology, do Centro de Investigação Ambiental Smithsonian em Edgewater, Maryland.
Os resultados do estudo mostram que os pantanais protegem a Terra do aquecimento global, fenômeno que está fora de controle, segundo estudos.
Fisiologista de plantas, Bert Drake criou o Instituto Smithsonian de Pesquisa em Mudanças Globais dos pantanais em 1987, em Edgewater, quando os cientistas ainda não sabiam quanto carbono poderia ser absorvido pelos pantanais enquanto o CO2 aumenta na atmosfera.
Drake construiu câmaras de teto aberto e cúpulas com um ambiente controlado em torno de trechos do pantanal. Os pesquisadores mantiveram a metade delas abertas e expostas ao meio ambiente, enquanto a outra metade recebia uma quantidade extra de CO2 bombeada em no máximo 700 partes por milhão (ppm), quase o dobro dos níveis de CO2 existentes na atmosfera em 1987.
Drake e seus colegas mediram a quantidade de CO2 que penetrou na câmara e, quando saíram, ficaram surpresos ao saber que os diferentes tipos de plantas do pantanal absorveram entre 13 e 32% a mais de CO2 da atmosfera do que quando ela tem mais CO2.
“Os resultados deste estudo sugerem que os ecossistemas dos pantanais absorvem mais carbono quando os níveis de CO2 na atmosfera aumentam além do nível de 400 ppm alcançado em maio de 2013,” disse Drake em um comunicado de imprensa.
Os pesquisadores descobriram que a seca, por outro lado, paralisou a capacidade das plantas de absorver carbono, que isto só funciona quando os pantanais estão intactos.
Assim, na equação da mudança climática, a seca é um curinga potencial. Os pantanais podem atenuar alguns dos piores efeitos do aumento dos níveis de CO2, mas sem chuva suficiente, suas capacidades de atenuar e filtrar podem ser perdidas.
Epoch Times publica em 35 países em 21 idiomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

=Comente as postagens de sua opinião e sua sugestão=