Atualmente a sociedade ocidental possui uma relação intensa de consumo, fato que vem gerando consequências irreversíveis ao meio ambiente. Para Rodrigo Berté, professor do Centro Universitário UNINTER e Doutor em Meio Ambiente, é urgente a necessidade de se buscar maneiras de conciliar o progresso econômico e a preservação dos recursos ambientais. “É possível pouparmos o meio ambiente se tivermos um consumo consciente. Mas isto só será possível se for articulado entre todos os setores - governo, empresas e sociedade”, explica.
Berté destaca como as escolhas do dia a dia podem ajudar a diminuir a degradação do meio ambiente como usar mais meios de transportes alternativos, diminuir o desperdício de água e de energia, reciclar mais, além de evitar o consumo sem necessidade. “É preciso repensar, inclusive, os produtos que usamos em casa, se afetam a natureza, se são usados na fabricação materiais que respeitam o meio ambiente e sempre preferir as marcas que causem menos impacto. Precisamos de uma mudança de postura, se quisermos contribuir para a preservação do meio ambiente”, comenta.
O professor do Centro Universitário UNINTER e Doutor em Meio Ambiente ressalta que as mudanças proporcionadas pela industrialização foram importantes para a evolução da sociedade, mas lembra que o consumo exacerbado acarretou e continua acarretando a depredação ambiental, de forma a comprometer visivelmente a vida na Terra. “Nossa relação de consumo atual nos está levando a uma séria crise ambiental. Por isso a urgência em trabalharmos políticas mais eficientes e concretas sobre este tema”, finaliza.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
=Comente as postagens de sua opinião e sua sugestão=